O tipo mais conhecido e antigo de afiliado é o afiliado autoridade.
Os afiliados-autoridade estão em quase todos os cantos da Internet produzindo conteúdo e agregando valor às pessoas de alguma forma.
Você já se ligou nisso?
Vamos entender agora como estas pessoas comuns se viram uma autoridade em algum assunto e se tornam top afiliados dessa forma.
Vem comigo!
Quais as Características do Afiliado Autoridade?
O afiliado autoridade é alguém que se especializa em um assunto e consegue ensiná-lo para outras pessoas de forma fácil e cativante.
Okay, você pode pensar…”mas eu não tenho conhecimento aprofundado sobre nada e eu não sou uma pessoa particularmente extrovertida, isso é pra mim?”
Bom, eu diria que em primeiro lugar, não é necessário ser um expert no nicho que você vai trabalhar desde o início.
Se você souber sobre um assunto um pouco mais que as outras pessoas, você já tem tudo o que precisa para começar!
Comece a produzir conteúdo em cima do que você já sabe e vá se especializando cada vez mais no assunto, vá ensinando enquanto aprende.
Essa é a melhor forma de se tornar um expert em algo.
Com essa objeção fora do caminho, vamos à próxima.
Eu garanto pra você que ser uma pessoa extrovertida não é pré-requisito para se tornar uma autoridade na Internet.
Você se surpreenderia com o tanto de profissionais bastante conhecidos no mundo dos afiliados que são pessoas tímidas.
Se apresentar em vídeo, falar bem, saber tratar de um assunto de forma interessante e clara são habilidades aprendidas com estudo, tempo e a prática contínua.
E isso, claro, se estivermos pensando no afiliado que constrói sua autoridade com conteúdos em vídeo. Existem outras formas de fazer isso sem aparecer, como com um blog.
O que importa nos dois casos é conseguir ajudar as pessoas por meio do seu conhecimento e trazer informações que elas podem usar para resolver seus problemas e dúvidas.
Essa é a característica fundamental do afiliado autoridade.
Primeiro Passo: Por onde Começar?
Primeiro é importante escolher um nicho.
Ao definir seu nicho, você vai poder identificar coisas importantes como as características do seu público, o tipo de linguagem que deve ser utilizada, as dores e os principais desejos daquele nicho.
Falando para os problemas desse público, você vai construir uma audiência que se conecta com seus conteúdos e que confia em você.
Construir autoridade tem tudo a ver com gerar valor para as pessoas para, só então, eventualmente, vender aquela audiência que você consegue reter.
A escolha do Nicho
Você já sabe que definir o nicho é importante. Mas como fazer essa escolha?Antes de tudo, recomendo que pegue um nicho relacionado algo que você se identifique e que, de preferência, vive na pele todos os dias.
As pessoas conseguem sentir quando existe verdade no que você está falando, então decida por algo pelo que você tem paixão.
Escolha um assunto cujos conteúdos você mesmo consome.
Quanto mais próxima a sua personalidade da persona para quem você fala, mais efetiva será sua comunicação com ela.
Ao escolher esse nicho baseado em alguma paixão, tente encontrar um sub-nicho dentro dele para você se aperfeiçoar.
Por exemplo, no nicho de organização de casa, existem as pessoas que conhecem mais sobre mesa posta, outras sobre limpeza, outras sobre jardinagem, e por aí vai.Isso é importante por duas razões.
Primeiro, é interessante que você seja reconhecido por algo. No nicho de marketing digital, existem pessoas que são autoridade em tráfego pago, outras em SEO, outras em email marketing, assim por diante.
Segundo, isso vai ajudar você a se destacar em meio à concorrência.Se você explora um nicho menor dentro e um nicho grande, suas chances de se destacar são maiores.
Quando você se torna conhecido por aquilo, quando alguém vai fazer uma pesquisa sobre uma questão que envolve sua especialidade, ela vai preferir ver o seu conteúdo em vez de outro mais genérico.
Isso nos leva ao segundo passo.
Segundo Passo: Produzir Conteúdo de Gratuito e de Qualidade
O foco da estratégia do afiliado autoridade é o marketing de conteúdo.
Uma vez que você conhece bem sua persona, você entende a demandas gerais dela.
Então busque produzir conteúdo em cima dessas demandas.
Para isso, não confie só nas suas intuições e nas coisas que você tem interesse em falar sobre.
Entenda que todo material que você produz, deve ser direcionado para as pessoas, para o que elas estão pesquisando.
Falar sobre o que as pessoas estão de fato procurando vai ajudar que seu conteúdo seja encontrado pelo seu público, trazendo tráfego orgânico para suas páginas.
Tenha em mente que o conteúdo que você produz precisa ser de qualidade, precisa ter valor para as pessoas que estão buscando por respostas e soluções.
Quanto mais fizer isso, prometer soluções e entregá-las, mais as pessoas vão depositar confiança em você.
E quanto mais elas confiarem no que você fala, mais propensas elas estarão a acreditar que suas indicações são boas e resolutivas.
Por essa razão, busque sempre trabalhar com produtos nos quais você de fato acredita.
É essencial zelar pelo seu relacionamento com sua audiência. Fazendo isso, você vai conseguir vender para ela várias vezes.
Não caia na cilada de indicar qualquer produto somente para receber sua comissão. Ponha sempre as pessoas em primeiro lugar, esse é o grande segredo.
Terceiro Passo: Atrair
Em todos os momentos, mas especialmente no começo, as postagens precisam ser feitas com o objetivo de serem vistas.
Uma forma de fazer isso é com técnicas de otimização para mecanismos de busca, o famoso SEO.
É importante fazer uma pesquisa de palavras-chave e analisar quais são as que recebem um volume de pesquisas mensal relevante e para quais é mais fácil ranquear nas ferramentas de busca como Google, Youtube e Pinterest.
Uma ferramenta excelente para fazer esse tipo de pesquisa é o Ubersuggest. Nele você pode encontrar diversas informações relevantes para a escolha dos temas e palavras-chaves que seu post vai ter como alvo.
Como um produtor de conteúdo iniciante, não comece pelo conteúdo, comece pela pesquisa de palavras-chave.
Quarto Passo: Construir Lista de Email
A dica mais importante eu considero que seja essa. Foque em criar uma lista de email desde o começo.Uma lista de email é um canal direto de comunicação com sua audiência.
Ao captar o email de uma pessoa que se interessou pelo seu conteúdo gratuito, você está transformando ela em um lead.
Que nada mais é que uma audiência altamente qualificada e muito mais propensa a adquirir suas ofertas.
Para construir uma lista de email, você precisa, primeiro, atrair tráfego para suas páginas e, segundo, ter materiais gratuitos para distribuir.
Ofereça um e-book, uma check-list, um mini-curso em vídeo, qualquer material que tenha valor, e peça em troca as informações dos usuários.Essas informações geralmente são o nome e o email (às vezes também o número de telefone para o envio de mensagens no What’sApp).
Quando mais você oferecer, mais informação vai poder solicitar.
Quinto Passo: Vender
Uma vez que você atraiu, gerou conexão com a audiência e trouxe ela para um canal de contato direto com você, chegou a hora de vender!
E é claro, existem várias formas de fazer isso.
Uma delas é vender diretamente em um post, oferecendo um infoproduto que seja uma solução mais completa para o problema ou necessária para a aplicação do que você ensina em seu vídeo, artigo de blog ou post em redes sociais.
Essa estratégia funciona bem para produtos de ticket mais baixo, mas não irá dar bons resultados para a venda de produtos de ticket considerado mais alto.Para produtos com custo maior, é necessário um trabalho de convencimento mais intenso com o seu lead.
Você vai precisar mexer com as emoções e os desejos dele, quebrar objeções e saber montar uma oferta irresistível.
E o email é o veículo ideal para isso.
Email marketing é uma estratégia extremamente poderosa e que você vai precisar dominar.
Regra de 80% verus 20%
Lembre-se que a parte mais importante é oferecer conteúdo de valor.Quanto mais você ajudar as pessoas de forma gratuita, mais elas vão se sentir gratas e confiantes para compra algo de você.
Não tenha hesite em jogar todos os segredos e truques para as pessoas com o receio de que elas não vão querer adquirir seus conteúdos pagos.
Ao dar o máximo que puder sem pedir nada em troca, mais as pessoas vão enxergar valor nos materiais pagos que você divulga.
As pessoas estão sempre querendo exclusividade, então sempre vai haver quem queira comprar seus infoprodutos, não precisa se preocupar com isso.
Produza seus Próprios Infoprodutos
Além de divulgar ofertas de outros produtores, busque o quanto antes ter um material seu para vender.
Não precisa ser nada complexo no começo, mas tem que ser um recurso com efetividade comprovada na solução de uma dor do seu público alvo.
Com o tempo, construa uma esteira de produtos, que sejam complementares e que respondam às demandas dos seus clientes.
Vantagens e Desvantagens de se Tornar um Afiliado Autoridade
Vantagens
- Baixo investimento e baixo risco;
- Construção de uma relação com o público, vende mais vezes para um mesmo lead;
- Maior taxa de conversão em função da confiança criada;
- Renda passiva: os conteúdos produzidos continuam atraindo leads e vendas mesmo depois de muito tempo que foram publicados;
- Não depende de anúncios para se manter.
Desvantagens
- Exige esforço contínuo e os resultados demoram a aparecer;
- Requer constante aprimoramento e aprendizado para produzir sempre os melhores conteúdos para a audiência;
- Necessário saber balancear a proporção de conteúdos gratuitos e ofertas para não cansar a audiência.