📩 O que é Email Marketing e por que VOCÊ deve se importar?

Os gurus do digital sempre falam que você deve ter uma base de pessoas interessadas pra oferecer seus produtos ou serviços na Internet. Seja uma base de seguidores nas redes sociais, lista de telefone ou uma lista de emails.

Mas, afinal, por que ter uma base de contatos ou emails é importante e por que você deve se importar?

Será que email marketing é pra todo mundo mesmo ou só pra quem vende produtos no digital?

A resposta pra essa pergunta é bem direta.

Se você precisa de clientes, independente de se o seu objetivo é que a pessoa faça uma compra online ou que ela vá até o seu estabelecimento, você precisa de contatos, ou como chamamos, os “leads”.

De forma bem básica, um lead é  um contato que você pega de uma pessoa interessada no seu produto ou serviço, um lead pode ser um email ou um número de telefone.

E nós precisamos captar leads porque a maioria das pessoas não compra no primeiro momento, guarda essa informação que ela é muito importante.

“A maioria das pessoas não compra no primeiro momento”.

Somente uma parcela pequena das pessoas vai comprar já no primeiro contato que tem com você, isso não quer dizer que você perdeu todas as outras que foram impactadas pela primeira vez.

Você ainda pode se relacionar essas pessoas, mostrar mais conteúdos, gerar mais confiança e mostrar outras ofertas em diferentes momentos para elas.

E uma das formas de ter uma base de pessoas com quem você pode se relacionar e vender é tendo uma lista de email. Existem outras formas de criar uma base online, com ter seguidores no Instagram ou no Tiktok, inscritos no Youtube ou até utilizar tráfego pago para alcançar pessoas. Mas por que o email é tão fundamental e por que você deve se importar?

Se você tem acompanhado o que tá acontecendo no Instagram, a ascenção do Tiktok e se você tá na Internet há mais tempo, já entendeu que nenhuma rede social foi feita para durar. Já acompanhamos a morte de muitas como o Orkut, MSN, Flogao, dentre outras. Uma rede social pode ser o auge hoje e não ser amanhã.

Isso não quer dizer que a você não deva estar nessas redes para atrair vendas, porém as redes sociais são o tipo de tráfego que você não controla. Como Russel Brunson, um dos maiores marketeiros do mundo na atualidade falou em seu livro DotCom Secrets, existem basicamente 3 tipos de tráfego:

O tráfego que você possui.

O tráfego que você controla.

O tráfego que você não controla.

3 tipos de trafego

O tráfego que você possui é a sua lista, é a base que você pode contatar diretamente, sem pagar nada a mais por isso e tendo certeza  que essas pessoas vão receber a sua mensagem. Se você envia uma promoção para uma lista de 1000 pessoas e 30 acabam comprando, marcando uma ligação, uma consulta ou visitam o seu negócio, esses são clientes que você conseguiu “de graça”. Se isso não soa maravilhoso pra você, então eu não sei o que te falar.

Você também pode conseguir vendas com tráfego pago? Sim, certamente, e esse é o que chamamos de tráfego que você controla, mas não possui. É a plataforma com quem você tá anunciando que possui aquele tráfego (Google, Facebook, Pinterest, etc.) e, nesse caso, você precisa pagar pra aparecer pras pessoas, e a gente sabe que os custos para anunciar estão cada vez maiores.

Mas e seus seguidores nas redes sociais, seus inscritos no Youtube, o tráfego orgânico? Também podem te gerar bons resultados, mas esses você não possui e nem controla no final das contas. Se você fizer um story no Instagram, você não sabe para quantas pessoas o algoritmo vai entregar aquele conteúdo. Do dia para a noite, o Instagram pode derrubar a sua conta ou ele pode sair do ar por um dia inteiro, como já aconteceu recentemente. Nessas horas o que você faz, para de vender e prospectar clientes?

Por isso ter sua própria plataforma, que é o seu próprio site, como eu ensino aqui no canal, e a sua própria lista de email, é fundamental para ter sucesso online a longo prazo. Por isso eu ensino essas coisas aqui, porque tudo pode mudar no digital, mas se você tem um site que as pessoas conhecem e uma lista de emails para transferir sua audiência de um lugar para o outro quando necessário, você está garantido.

Então o grande objetivo é pegar esse tráfego que você não controla ou não possui e transformar ele em tráfego que você possui, e fazemos isso capturando leads, crescendo uma lista de email e mantendo um relacionamento com ela.

Porque também não basta você ter emails se você não sabe o que fazer com eles. Você precisa nutrir sua lista, não só enviando ofertas o tempo todo, mas também entregando conteúdo de valor, que ajuda ela a resolver um problema ou alcançar um desejo. Dessa forma, eventualmente, as pessoas na sua lista vão consumir mais do seu negócio, ou se desinscrever se elas não tiverem realmente interessadas.

Beleza, você já sabe que precisa começar a fazer email marketing, mas como começar de fato?

O primeiro passo é começar a captar leads.

Tenha em mente que as pessoas não querem receber emails, elas querem algum benefício e elas só vão entregar o contato delas pra você se o que você tem a oferecer em troca seja algo que elas querem. Não é sobre você conseguir o email delas, é sobre elas ganharem algo de você.

Então a melhor forma de pedir o email de alguém é oferecendo o que chamamos de isca digital.

Você pode usar como isca digital qualquer coisa, contanto que seja algo que sua audiência enxergue como algo de valor. Por exemplo, eu uso como iscas digitais nos templates prontos para as pessoas instalarem no WordPress e customizarem como elas quiserem. O template tem valor para minha audiência porque poupa tempo e não requer tanta experiência para criar um site ou uma landing page profissional.

No seu caso, você deve analisar o que seria muito útil para sua audiência e que você poderia oferecer gratuitamente.

Seja qual for sua isca digital, lembre que as pessoas estão cada vez mais imediatistas e impacientes na Internet, então seja breve e objetivo. Se for fazer um ebook, por exemplo, que ele seja curto e direto ao ponto.

Algumas dicas de iscas digitais são:

  • Recursos ou listas de ferramentas para…
  • Guia rápido para começar com…
  • Checklist para…
  • Minicurso de…
  • Masterclass…
  • Templates
  • 1 aula de um curso pago
  • 1 capítulo de um ebook pago

A vantagem dos dois últimos é que se você já tem um produto digital, não vai precisar criar nada, apenas disponibilizar uma “amostra grátis”.

Seja lá qual for sua isca digital, você vai precisar entregar ela e, obviamente, pegar o contato do potencial cliente.

Se você quer aprender a usar uma ferramenta de email marketing e criar uma página de captura no seu site WordPress, veja esse tutorial:

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